domingo, 1 de abril de 2012

Conexões antiautoritarismo: Roger Waters (Pink Floyd), Kafka, Alan Parker, Gerald Scarfe.


Dia 29 de março de 2012 tivemos a felicidade de assistir no Rio de Janeiro o concerto The Wall, de Roger Waters (ex-Pink Floyd). Indescritível a estrutura do show, mas o que mais marcou foi a conexão antiautoritária a que o show remetia.
Waters dedicou o concerto The Wall ao brasileiro morto no metrô de Londres (Jean Charles) e a todas as vítimas do TERRORISMO DE ESTADO, para nós uma das piores formas de terror.
O trabalho de Waters em The Wall tem uma coerência antiautoritária, basta lembrar que o filme foi dirigido por Alan Parker (diretor de um dos filmes que mais gosto: A vida de David Gale) e teve os desenhos surreais de Gerald Scarfe.
O personagem (anti-herói) Pink, para mim tem inspiração na Metamorfose de Kafka, um dois maiores escritores com cariz antiautoritário. O tema superproteção (opressiva) da mãe também liga Waters à Kafka, destacadamente em relação à obra Carta ao Pai.
Esta conexão clama para que quebremos os muros, o isolamento, os campos de concentração, a alienação da prisão, das senzalas contemporâneas...que possamos proclamar a liberdade, os sonhos...o surreal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário